A Usina Hidrelétrica de Furnas, localizada em São José da Barra, é uma das grandes responsáveis pela fama do lugar. A represa artificial, construída no curso do Rio Grande para o funcionamento da usina, hoje é considerada o grande “mar de Minas Gerais” e atrai todos os anos milhares de turistas em busca dos lindos cenários entre cachoeiras, cânions e, claro, o grande lago formado pela represa.
O acesso à área externa de Furnas é gratuito e aberto ao público. No local há dois mirantes, um de cada lado da usina, de onde é possível observar a magnitude da obra. Para passar de um mirante ao outro, o trajeto de carro é sobre a barragem, o que permite ver bem de perto parte do maquinário. É um passeio especialmente interessante para os amantes de engenharia e grandes construções. Do mirante, é possível observar um lindo entardecer.
A Usina de Furnas foi a primeira usina construída pela Empresa, da qual herdou o nome. A barragem está localizada entre os municípios de São José da Barra e São João Batista do Glória, em Minas Gerais. A localização privilegiada da usina (500 km do Rio de Janeiro, 400 km de São Paulo e 300 km de Belo Horizonte) permitiu que se evitasse, em meados da década de 60, um grande colapso energético no Brasil, evitando o racionamento e o corte no fornecimento de energia elétrica ao parque industrial brasileiro. A potência prevista no início de sua construção correspondia a 1/3 do total instalado no Brasil. A Usina de Furnas é um marco de instalação de grandes hidrelétricas no Brasil.